quinta-feira, 28 de julho de 2011

A bicicleta e as cidades

A maioria dos ciclistas (57%) usa a bicicleta por sua agilidade em curtas distâncias. Apenas 22% usam por motivos financeiros. O principal problema é que a cidade não está preparada para receber os ciclistas, que acabam se sentindo intrusos nas ruas.
A bicicleta pode ser vista como um meio de transporte “verde”, pois ao contrário das motos, carros e ônibus, elas não necessitam de gasolina, ou seja, não eliminamos CO2 e monóxido de carbono na atmosfera.
A grande preocupação dos ciclistas é maior quanto à infraestrutura do que com o espaço a ser percorrido. Essa preocupação pode ser entendida através dos dados: apenas 0,15% das vias brasileiras possuem ciclovias.
O ciclista deveria ser visto com mais atenção pelos Governos, pois apenas em SP os veículos correspondem a 60% das emissões de gases estufa.
Devido a má organização de espaço nas avenidas, sem o espaço devido para os ciclistas, eles acabam sendo vistos como aventureiros.
Além de não agredir ao meio ambiente, outra característica de cidades que implementam a bicicleta no seu dia-a-dia é a melhor qualidade de vida.
Outro ponto positivo no uso da bicicleta é que ela é um transporte que não gera ruído, é mais sociável e ocupa 10 vezes menos espaço que o carro. Ou seja, a utilização da bicicleta traz ganhos ambientais e sociais.
Bianca Bezerra do Real
Pesquisas: "A Bicicleta e as Cidades: como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana", organizado em 2009 pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário