quinta-feira, 21 de abril de 2011

Agenda 21 Maracanaú

A exemplo de outros municípios brasileiros, Maracanaú vem se preocupando com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.Neste sentido,vem implementando políticas públicas e incentivando a participação popular em defesa do meio ambiente e promovendo a inclusão social. No contexto, Maracanaú construiu sua agenda 21 com o envolvimento de vários segmentos da sociedade, além de contar com parcerias importantes, representando,assim,uma agenda legítima do ponto de vista político.

O processo de construção da Agenda 21 local tem como base filosófica e ideológica o documento Carta da Terra, onde também se observou a Agenda 21 brasileira, experiências de outros municípios e documentos originados em eventos municipais com propósito semelhante. Inicialmente, o Banco do Nordeste do Brasil, através do Programa Farol do consumidor são resolvidas pela Coordenadoria Regional do Decon, funcionando nas instalações do Ministério Público. Estão instalados também no Município: o Batalhão da 3ª Cia do 6º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Ceará, o Corpo de Bombeiros, o 2º Grupamento de Incêndio, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP), Centro de Apoio do Esquadrão de Polícia Montada, na Fazenda Pitaguary. Compõem ainda os serviços e instalações de segurança a Guarda Municipal com o efetivo de 150 (cento e cinqüenta) profissionais.

Público alvo: Comunidades residentes nas Áreas de Desenvolvimento Local – ADL (divisão territorial para implementação de políticas públicas no município).

Atividades desenvolvidas nas ADL'S:
elaboração de diagnóstico, através da identificação das potencialidades e vulnerabilidades existentes em cada comunidade; criação do Plano de Ação Estratégica; visitas às entidades para sensibilização e mobilização; reuniões por comissões temáticas; seminários, apresentações e debates. Fonte:Agenda 21 Maracanaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário