quarta-feira, 30 de março de 2011

Resenha - Uma Verdade Inconveniente


“Uma Verdade Inconveniente” trata-se de um filme do tipo documentário que aborda um dos temas mais discutidos (tratando-se de meio ambiente) nas últimas décadas: o aquecimento global.
O documentário feito por Al Gore (ex-vice-presidente dos Estados Unidos), 58 anos, e dirigido por Davis Guggenheim; EUA, 2006, tenta sensibilizar, impressionar e dar um alerta as pessoas sobre a questão ambiental mostrando a evolução da sociedade e o aquecimento global decorrente das mudanças climáticas.

Al Gore narra fatos que aconteceram em sua vida, como a morte de sua irmã por câncer, o acidente que quase matou seu filho, as aulas de um professor na universidade e sua derrota nas eleições no ano 2000, quando concorreu ao cargo de presidente do EUA. Estas experiências o deixou mais sensibilizado e a partir daí começou a se perguntar como deveria passar seu tempo na Terra.

O documentário mostra o levantamento de questões essenciais sobre a produção de combustíveis fósseis e o seu relacionamento com as catástrofes climáticas; uma delas que Gore menciona é o rápido derretimento de geleiras. A pesquisa feita sobre o aumento da temperatura em mais de 30 anos é mostrada em forma de gráficos ; é um dos momentos mais impactantes de sua palestra, pois as imagens e as análises científicas falam por si só, como se coubesse a ele apenas relatá-los.

Um dado concreto é que grande parte das atividades industriais dependem do desmatamento e da desidratação da Terra.As árvores são cortadas para produzirem objetos de madeira e para serem transformadas em carvão vegetal,e as hidroelétricas são responsáveis por inundações em áreas de emissão de gases de efeito estufa, diminuindo, assim, a camada atmosférica e aumentando o nível térmico mundial. As consequências do desmatamento são: secas, desertificação, furacões e outros tipos de tempestades.

Relata Al Gore que nós somos os principais responsáveis pelas mudanças climáticas, afinal, é o ser humano que está enchendo a atmosfera de poluição. O Furacão Katrina, que em 29 de agosto de 2005 destruiu Nova Orleans, USA é usado como exemplo destas mudanças.
Uma verdade inconveniente mostra que um ato pode fazer muita diferença quando estamos  falando de um tema tão complicado quanto a política e traz argumentos que exemplificam que o aquecimento global já não pode ser tratado apenas como um problema político, mas como o maior desafio que se enfrentará nesse século.

Pode-se notar que há uma preocupação maior para que os americanos prestem atenção no fime, o motivo Al Gore deixa claro: os EUA tem tecnologia que permitiria o país a ter um papel importante na diminuição dos gases de efeito estufa, pois esta nação é responsável por cerca de 25% das emissões. O aquecimento global também é uma questão econômica, pois está relacionado com o desenvolvimento industrial, e talvez por esse motivo W. Bush não aderiu ao tratato de Kyoto. “Acho que hoje minha melhor missão é fazer a opinião pública nos Estados Unidos evoluir sobre a questão (ambiental). Só existe um planeta. Todos, democratas e republicanos, vivemos nele”, afirmou Al Gore.

O ex- vice- presidente mostra as catástrofes que podem acontecer com impressionante visão do futuro de nosso planeta se todos não tomarem consciência do problema que isso pode se tornar nos próximos anos. Gore soluciona as dúvidas do público e faz com que a gente entenda a importância e urgência de brigar por esta causa. Ele faz uma análise química, biológica, geográfica e social, trazendo á tona vários temas importantes da questão ambiental, dentre eles os créditos de carbono e o uso de fonte de energias renováveis.

O filme enumera algumas mudanças que poderão acontecer com a Terra, afetando ,assim , a humanidade: êxodo populacional, secas onde sempre houveram chuvas, milhares de refugiados e, um impacto enorme na economia mundial.

Uma das missões do filme é mostrar que há soluções viáveis para controlar a emissão de gás carbônico.Várias delas dependem dos governos, mas nós também podemos contribuir e, eliminar (daqui a alguns anos) o problema.

A verdade inconveniente que Al Gore quer passar é que o mundo está a mudar (nós somos os culpados), e se não tomarmos uma atitude ele acabará por se tornar um lugar inabitável como outros planetas. Podemos fazer isso realizando palestras em nossa comunidade, dando preferência a produtos ecológicos, elegendo políticos que representam essa necessidade de proteção do planeta etc. Ou seja, está sobre nós a responsabilidade para tornarmos o mundo mais saudável! Como diz Gore, “ precisamos apenas de disposição para agir”. Devemos ser a geração que reinvindicou por mudança, a geração responsável por um mundo sustentável!


Referência Bibliográfica:
Gore, Al. Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth). 2006. Paramount Pictures.

Nenhum comentário:

Postar um comentário