segunda-feira, 16 de maio de 2011

Compras ecologicamente corretas

Está se desenvolvendo em vários países uma verdadeira consciência ecológica:os consumidores estão cada vez mais preocupados com todo tipo de agressões ao ambiente.
Criada em 1990, a Green Seal (Selo verde) está ajudando hoje os consumidores americanos a escolherem produtos ecologicamente aceitáveis. Essa organização desenvolveu padrões ambientais bastante rígidos para uma gama de produtos que vão desde papel higiênico até óleo para motores reciclado. A Green Seal compete testar os produtos fabricados pelas indústrias; todas as mercadorias que obedecerem aos padrões têm o direito de imprimir em suas embalagens o logotipo de Green Seal, selo que garante “ qualidade ecológica”.
Para a análise de um produto, são considerados, por exemplo, itens como: obtenção da matéria-prima, processo de embalagem e o impacto do produto sobre o ambiente, tanto quanto é utilizado como quanto é descartado. A meta é conseguir produtos que agridam o menos possível o ambiente.
Existem outras organizações desse tipo no mundo, no entanto, a peculiaridade da Green Seal é sua independência em relação ao governo, já que é totalmente financiada por doações de pessoas físicas e de fundações. Para a organização não ter qualquer vínculo com o governo, é uma forma de impedir que as companhias que não tem o Green Seal nos seus produtos façam pressão sobre os congressistas no sentido da adoção de padrões menos rígidos.
FONTE: "Minimanual compacto de BIOLOGIA" Cleusa Boschilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário